ECO INSIGHTS

Branqueamento dos corais: por que eles estão morrendo?

Um fenômeno vem chamando a atenção de biólogos e cientistas marinhos nos últimos anos, a mudança de cor de enormes barreiras de corais, características por suas cores vivas, estão perdendo as cores e morrendo: o branqueamento dos corais.

O branqueamento dos corais é um fenômeno que foi notado pela primeira vez em 1983 no Panamá e no Caribe, e posteriormente já foi registrado em vários locais do mundo, como Austrália, México, Pacífico tropical e Sul, Mar Vermelho, Golfo Pérsico e no Brasil.

Os corais são encontrados em todos os oceanos, preferencialmente em águas quentes, mas também ocorrem nas profundezas geladas do Atlântico Norte. Os mais conhecidos corais vivem em águas quentes, rasas e cristalinas, características dos trópicos, onde crescem e formam recifes deslumbrantes e multicoloridos. 

Embora não pareça, o coral é um animal em forma de tubo com um anel de tentáculos que usa para capturar suas presas. Alguns corais possuem um esqueleto calcário formado a partir do cálcio absorvido da água do mar. Os corais conseguem suas cores de minúsculos organismos semelhantes a plantas conhecidas como zooxantelas, que vivem dentro dos corais e lhes fornecem alimento. 

O branqueamento dos corais é um fenômeno natural, mas que ocorre em resposta a uma pressão causada pelo homem. Os corais perdem as suas cores vibrantes e tornam-se brancos, isso ocorre principalmente pelo aumento da temperatura média da água dos oceanos, esse estresse ambiental leva à expulsão das zooxantelas, que vivem dentro dos seus tecidos e lhes fornecem até 90% de sua energia.

Esse fenômeno está intimamente relacionado ao aumento da temperatura global e acidificação dos oceanos, ambos os processos ocorrem pela emissão de gases de efeito estufa nas atividades humanas, como o carbono. Poluição, sedimentação, pesca excessiva também são fatores que contribuem para o processo de branqueamento.

A perda dos corais seria um desastre do ponto de vista ambiental, pois são ecossistemas muito vulneráveis e sustentam até 25% da vida marinha e podem desaparecer até o fim do século. A perda dos recifes de coral também afeta a economia ao redor do globo, pois milhões de pessoas dependem diretamente da pesca costeira e ecoturismo para sobrevivência.

Referências:

Branqueamento dos corais: o que é e consequências – eCycle

Os corais do mundo estão sofrendo branqueamento. Entenda por que e o que isso significa para o futuro do oceano. (unep.org)

Cientistas detectam branqueamento de corais pela primeira vez em recifes de águas profundas do Atlântico Sul | WWF Brasil

O branqueamento dos corais causado pelo aquecimento dos oceanos exige uma resposta global (theconversation.com)