Pensando rapidamente, quantos pares de sapatos você tem? Provavelmente pelo menos um deles é feito de couro, um dos materiais mais utilizados no setor da moda, por conta das suas propriedades, durabilidade, estilo e possibilidades de uso. Entretanto, todas as qualidades do material acabado contrastam com o desafio de descarte correto dos seus componentes.
Os números do setor do couro no Brasil impressionam com seu tamanho. Cerca de 1 milhão de pessoas são empregadas no setor coureiro-calçadista, além de outros milhões na criação do gado brasileiro. Atualmente o Brasil é um dos maiores produtores de calçados do mundo, com mais de 760 milhões de pares produzidos anualmente, a maior parte fabricada a partir de couro bovino.
O Brasil é um dos maiores produtores de carne do mundo e possui o maior rebanho bovino do planeta com mais de 230 milhões de cabeças e o couro é dos subprodutos do setor de carne. É um setor que representa muito para a economia brasileira, movimentando bilhões de reais em salários, benefícios, impostos e produtos exportados.
Mas como toda a atividade sempre há um saldo que não aparece nos holofotes da imprensa. No caso do setor coureiro é o seu resíduo, esses milhões de pares de calçados produzidos (tênis, sapatos, sandálias, sapatos de salto, botas) demandam uma grande quantidade de couro, que é recortado no processo produtivo e gera toneladas e toneladas de retalhos de couro que devem ser destinados de maneira correta.
Embora o processo de fabricação de calçados e curtimento do couro tenha evoluído muito nos últimos anos do ponto de vista ambiental, ainda há um passivo da indústria do couro, que são os retalhos e raspas de couro que não podem ser aproveitadas na produção de tênis e sapatos. Até pouco tempo todo esse material estava destinado a ser enviado para aterros de resíduos perigosos e lá ter o seu fim de vida.
Contudo, há alguns anos o Brasil vem sendo pioneiro em uma solução para esse tipo de resíduo: transformar restos de calçados e retalhos de couro em fertilizante orgânico. Atualmente mais de 95% de todos os resíduos de couro do Sul do Brasil recebem esse tratamento e ajudam a contribuir com a agricultura orgânica e regenerativa no Brasil e em outros países.
O processo consiste em colocar o couro em uma grande “panela de pressão” com água, onde é fervido a 300ºC por minutos, esse processo quebra as moléculas do couro e diminui a concentração de substâncias perigosas, posteriormente o material passa por uma secadora a cerca de 500ºC, onde perde umidade e finalmente é peneirado em diferentes tamanhos. O fertilizante é rico em nitrogênio e carbono e ajuda a complementar a matéria orgânica em lavouras comerciais de milho, soja, feijão e até mesmo em pequenas escalas em propriedades orgânicas.
Todo o processo ocorre em acordo com a legislação brasileira e com o aval do Ministério da Agricultura e Pecuária. Atualmente o biofertilizante é fabricado no Rio Grande do Sul e atende mais de 15.000 agricultores no Sul do Brasil.
É muito interessante perceber como a indústria, juntamente de órgãos de pesquisa e universidades, vem buscando alternativas para os mais variados tipos de materiais e resíduos e alcançando ótimos resultados. Transformar retalhos de sapatos e de couro em um fertilizante orgânico demonstra como é possível termos um processo limpo, com reaproveitamento de resíduos, geração de renda e ganho ambiental ao mesmo tempo.
O sapato que hoje está nos seus pés pode ser transformado em fertilizante futuramente ou os retalhos da sua produção podem estar ajudando a nutrir plantas e culturas nas milhares de fazendas e plantações do Brasil.
Um dos maiores desafios da expansão dessa tecnologia no Brasil é o custo logístico. As plantas de transformação de couro em fertilizantes orgânicos estão localizadas no Sul do Brasil e ainda há um grande volume de couro destinado para aterros na região Sudeste e Nordeste do Brasil. A busca por soluções inovadoras e ambientalmente corretas demanda investimentos, interesse de empresas, governos e muita pesquisa científica.
Referência:
https://globorural.globo.com/Noticias/Empresas-e-Negocios/noticia/2019/10/fabricante-de-calcados-faz-parceria-para-transformar-couro-em-adubo.html
https://organicsnewsbrasil.com.br/empresa-de-calcados-transforma-couro-em-fertilizante-organico/
https://www.youtube.com/watch?v=2BCFvoGVDxg
https://saneamentobasico.com.br/wp-content/uploads/2020/02/3067.pdf
https://www.paranaambiental.com.br/noticia/4/fertilizante-a-partir-de-residuos-de-couro