ECO INSIGHTS

O que é a geração de energia eólica offshore?

Atualmente a demanda por energia cresce cerca de 2,5% ao ano no Brasil e a necessidade de prover energia em quantidade, segurança e diversidade faz com que a matriz energética brasileira seja a mais variada possível. Podemos notar que nas últimas décadas houve um avanço gigantesco na geração de energia eólica e solar, não dependendo unicamente do ciclo hídrico das chuvas e rios, condições que tendem a se agravar com as mudanças climáticas.

Nesse cenário, as fontes alternativas e com menor impacto ambiental ganham força, uma delas é a geração de energia eólica offshore, recém regulamentada no Brasil. Em 2025 foi aprovada a lei federal que regulamenta e estabelece critérios para geração offshore.

A energia eólica offshore é uma forma de geração de eletricidade que utiliza turbinas instaladas no mar para captar a energia dos ventos. Diferente das turbinas terrestres, essas são colocadas em áreas costeiras ou em alto-mar, onde os ventos tendem a ser mais fortes e constantes, resultando em uma produção mais eficiente de energia.

As vantagens da geração de energia offshore são um dos principais incentivadores da sua implementação, como a maior produção de energia pela constância dos ventos no mar, maior que na terra. Também se destaca o menor impacto visual e sonoro de áreas urbanas e rurais, se comparadas às turbinas terrestres. O aproveitamento de espaços marinhos também se destaca como ponto positivo, pois podem ser instaladas em regiões que não podem ser usadas para outros fins.

Mas não são apenas pontos positivos na geração de energia eólica offshore, o alto custo de instalação das torres em alto mar ainda é um desafio tecnológico e de mão de obra para as empresas interessadas, assim como o acesso é suscetível às condições marinhas e meteorológicas.

Outros pontos de atenção é o impacto das torres na vida marinha, nos ecossistemas aquáticos, peixes, aves e mamíferos marinhos também podem ser impactados.

Embora ainda não existam parques eólicos offshore no Brasil, essa realidade deve mudar em pouco tempo, devido aos projetos em estudo, à grande costa marinha brasileira e à constância dos ventos em nosso litoral. Atualmente o Brasil é sexto maior gerador de energia eólica e os parques offshore surgem como uma alternativa para potencializar a geração de energia renovável em nosso território.

Referências consultadas:

Energia eólica offshore no Brasil: conheça nossos projetos

Brasil terá demanda crescente de energia até 2026, diz relatório da IEA | Exame

Lula sanciona Lei que regulamenta a geração de energia elétrica renovável por eólicas em alto-mar — Agência Gov

424_ABEEOLICA_INFOVENTO_OFFSHORE_DIGITAL_V4

Geração Eólica Offshore