A Inteligência Artificial (IA) é um termo relativamente novo em nosso cotidiano, embora não seja novidade na área de ciência da computação. A IA consiste em qualquer inteligência ou padrão que se assemelhe ao raciocínio humano, que seja representado por um computador ou máquina.
É a habilidade, dentro da ciência da computação, que busca repetir o comportamento ou raciocínio humano através de aprendizagem e repetição de experiências e sua finalidade pode ser reconhecer objetivos, linguagens, tomada de decisões e resolução de problemas.
A aplicação da IA vem ganhando horizontes cada vez maiores, passando por processos industriais, área da saúde, agricultura, comunicação, sustentabilidade e outras. Várias áreas são passíveis dos benefícios da IA e seu uso pode ser um aliado para buscar a solução de desafios na área de sustentabilidade:
- Consumo de energia: a IA pode ser uma alternativa para otimizar redes elétricas, prever picos de demanda e estimar a maior necessidade de geração de energia de variadas fontes, de acordo com padrões climáticos, resultando no aumento de eficiência energética e redução de emissões de carbono.
- Agricultura e pecuária: talvez uma das áreas com maior investimento em IA, pois pode auxiliar no monitoramento do solo, previsão climática, estimar a aplicação de fertilizantes e herbicidas de forma personalizada, identificar doenças e período reprodutivo de animais. O uso tem como objetivo reduzir o uso de recursos e economizar na aplicação de fertilizantes e herbicidas.
- Mobilidade urbana: a otimização de rotas, dimensionamento de fluxos, temporização de semáforos ajuda a reduzir engarrafamentos e incentiva o uso de transporte público.
- Gestão de resíduos: sistema de triagem automatizados por IA aumentam a eficiência na reciclagem, estimativas na geração de resíduos, estabelecimento de rotas de coletas e priorização de locais com maior geração podem aumentar a eficiência na gestão de resíduos.
- Biodiversidade: uma das áreas que já são beneficiadas pelo avanço da IA, principalmente pelo monitoramento e identificação de desmatamentos e queimadas em tempo real contribuem para a conservação da biodiversidade e perda de cobertura florestal.
A Inteligência Artificial apresenta um grande horizonte de aplicações e pode ser uma alternativa para a melhoria de processos e otimização de recursos em várias áreas. Atualmente a agropecuária é um dos setores que mais demandam a IA, mas cidades e ambientes urbanos podem usar mais este recurso tecnológico para entender e prever suas demandas de energia, água, mobilidade, gestão de resíduos além de resiliência e adaptação climática.
Referências consultadas:
Inteligência artificial e sustentabilidade – eCycle
10 exemplos de como a IA pode melhorar a sustentabilidade | CredCarbo