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Ferrovias, hidrovias ou rodovias: Qual o transporte mais eficiente?

O seu dia a dia, desde o momento que acorda até a hora de dormir está relacionado com sistemas de transportes. Seja o café que é coado e passado nas primeiras horas do dia, o pão que faz parte do café da manhã, o telefone que usamos para usar as redes sociais, as roupas que usamos, os medicamentos que consumimos, a comida com que nos alimentamos.

Tudo está relacionado com transportes. De uma forma ou de outra esses produtos ou matérias-primas precisaram ser transportados do campo para a indústria, do beneficiamento para a sua casa e há uma série de possibilidades, pelos quais esses itens podem ter passado, podem ter sido transportados em trens, barcos ou caminhões.

Esses 3 sistemas de transportes são a base da logística brasileira e possuem diferentes características, benefícios e desafios, mas qual deles é mais eficiente do ponto de vista de transporte e ambiental?

Rodovias: A matriz de transporte de cargas no Brasil é predominantemente rodoviária, com rodovias federais totalizando 76,4 mil quilômetros. Destes, 64,8 mil km são pavimentados e 11,6 mil km não são pavimentados. Esse modo de transporte se caracteriza pelo sistema ponto-a-ponto, o que destaca a importância da rede rodoviária em sistemas multimodais. A capilaridade superior das rodovias em relação a ferrovias e hidrovias é notável. O transporte rodoviário é mais adequado para cargas de pequeno e médio volume a curtas distâncias, devido à sua agilidade, dinamismo e à variedade de rotas alternativas que oferece.

Ferrovias: O transporte ferroviário desempenha um papel significativo no transporte de cargas no Brasil. Estudos indicam que as ferrovias são responsáveis por 15% da produção de transporte. Entre as vantagens desse modo de transporte, destaca-se a maior eficiência das ferrovias em comparação com o transporte rodoviário. Entretanto o Brasil possui uma malha ferroviária obsoleta e pequena, se comparada com outros países e suas dimensões

Hidrovias: O modo aquaviário, que inclui hidrovias e cabotagem, destaca-se pelos baixos custos de transporte e alta capacidade de movimentação de cargas. Este é o modo mais utilizado para o comércio exterior (navegação de longo curso) e o segundo mais usado para transporte de cargas inter-regionais. A cabotagem refere-se à navegação entre portos de um mesmo país, ao longo da costa. Com 8.500 km de litoral, o Brasil tem grande potencial para o uso intensivo desse modo. A utilização das hidrovias é responsável pelo transporte de 11% da produção brasileira e destaca-se principalmente na região Sul, na bacia do Rio Paraná, mas é a mais sensível às mudanças climáticas.

O modo rodoviário, apesar de ser o mais utilizado, é o que é menos eficiente em uso de combustível e transporte de cargas e deveria ser aplicado apenas para o trajeto final de produtos. O mais vantajoso e eficiente é o transporte por hidrovias, que consegue movimentar grandes quantidades de produtos, mas é limitado por condições ambientais. Já o transporte ferroviário é uma excelente alternativa considerando modais terrestres, mas carece de maiores investimentos.

O transporte com mais de um modal é necessário para respeitar as características de geografia e relevo de cada país, hidrovias e ferrovias são cerca de seis vezes mais eficientes que o transporte por caminhões, mas ainda necessitam de investimentos e priorização por governos e agências de fomento.

Material consultado:

Estes são 5 principais modais de transporte de carga no Brasil

Transporte de grãos no Brasil: qual a forma mais eficiente de ação

Microsoft Word – relatorioPNL

Brasil é o mais dependente de rodovias entre grandes países – Revista Ferroviária