Imagine ter o melhor de dois mundos, a autonomia de um carro a combustão e poder viajar centenas de quilômetros sem se preocupar com paradas longas de carregamento de baterias e ao mesmo tempo utilizar uma fonte de energia renovável, que não agride o meio ambiente e ajuda no combate às mudanças climáticas.
Esses dois objetivos podem ser alcançados com uma nova tecnologia que está sendo desenvolvida em vários países: estradas que carregam carros elétricos.
Em 2024 a venda de carros elétricos aumentou e somou mais de 13 milhões de unidades novas, representando 17% de toda a frota mundial, mas um desafio ainda impede que essa alternativa seja mais difundida, a baixa autonomia das baterias, os longos períodos de carregamento e a falta de infraestrutura para veículos elétricos.
Mas se depender de algumas iniciativas que estão sendo desenvolvidas, esses números tendem a aumentar ainda mais nos próximos anos, o desenvolvimento de estradas que recarregam as baterias de carros elétricos, apenas com o trânsito. A tecnologia consiste na instalação de boninas elétricas abaixo da superfície e conectadas à rede de energia urbana, isso cria um campo eletromagnético um pouco acima da estrada, que transfere energia para a bateria dos veículos.
A tecnologia é conhecida como carregamento indutivo e funciona de forma similar nos celulares com carregamento sem fio. Até o momento a tecnologia está sendo desenvolvida e testada em pequenos trechos de rodovias em diferentes partes do mundo como Suécia, França, Noruega, Alemanha, Estados Unidos, China e outros países.
O grande desafio até o momento é o alto custo de instalação, assim como toda nova tecnologia, que pode passar de 1 milhão de dólares a cada km de estrada, mas que deve baratear com o passar dos anos e o avanço da tecnologia.
A ideia não é oferecer 100% das estradas com recarregamento para carros, mas focar em trechos estratégicos e mirar frotas comerciais como ônibus e caminhões, que possuem trajetos programados, rodam grandes distâncias e são os principais responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa pelo transporte.
Além do apelo ecológico para o uso de energia renovável, diminuição do tempo de recarregamento, maior alcance e autonomia dos veículos, uma das vantagens é a possibilidade de veículos utilizarem baterias menores que estarão em constante carregamento e diminuirá a pressão sobre a extração de recursos naturais.
As estradas de carregamento sem fio podem ser uma alternativa para o setor de transportes, mas necessitam de financiamento público, apoio de governos e comprometimento de países e blocos econômicos para uma transição energética robusta e de carbono neutro até 2050.
Referências consultadas:
AutoData – Vendas globais de carros elétricos deverão aumentar 27% até 2028
Rodovia de R$ 63 milhões é capaz de carreg… | Quatro Rodas
As ruas e estradas que carregam carros elétricos durante o movimento | Carros | G1