Todo início do ano ocorre na Suíça o Fórum Econômico Mundial, nesse encontro é lançado o documento Global Risk Report (Relatório de Riscos Globais), no qual são analisados os principais riscos em um horizonte de curto prazo (2 anos) e longo prazo (10 anos) para a economia global.
Em 2025, o Global Risks Report chegou na sua vigésima edição e como nos anos anteriores, questões ambientais estão no topo das preocupações listadas pelos especialistas, tanto para curto como longo prazo. Além desses cenários futuros, são listados os maiores riscos para o ano corrente.
Considerando a votação de mais de 900 líderes globais, representantes de setores empresariais, governamentais, cientistas e sociedade civil, os maiores riscos para o ano de 2025 são:
1. Conflitos armados entre países: a instabilidade política entre países e regiões foi o risco mais associado pelos especialistas, principalmente pelos conflitos no Oriente Médio e pela guerra entre Rússia e Ucrânia. Esses conflitos, mesmo que locais acabam impactando globalmente na cadeia de suprimentos.
2. Eventos climáticos extremos: há anos é o principal risco global a longo prazo e um dos principais a curto. As ondas de calor, inundações, incêndios florestais já impactam diretamente a população global com insegurança alimentar, deslocamentos populacionais e colocam em xeque a estabilidade econômica.
3. Confrontos geoeconômicos: intimamente associado com conflitos armados, as retaliações e rivalidades econômicas globais podem ser relevantes com sanções e tarifas comerciais, ameaçando o fornecimento de insumos e commodities.
4. Desinformação e polarização social: um dos riscos que não aparecia em anos anteriores era a desinformação e polarização. Impulsionado pelas tecnologias como a inteligência artificial é possível que a confiança em meios de informação seja fragilizada pela dificuldade em saber o que é verdadeiro ou não.
5. Polarização Social: a fragmentação social é impulsionada por desigualdades sociais e políticas dentro das sociedades e dificulta a capacidade de governo e organizações tomarem decisões únicas.
Podemos notar que os riscos globais para 2025 estão relacionados entre si, o que exige uma articulação em conjunto para que seus efeitos sejam amenizados. Considerando um horizonte de longo prazo, o clima extremo, a perda de biodiversidade, mudança dos ecossistemas e uso exagerado dos recursos naturais aparecem com os maiores fatores de risco para a economia global.
Referências consultadas
Global Risks Report 2025 | World Economic Forum
WEF_Global_Risks_Report_Press_Release_2025_PT.pdf
Clima extremo é principal risco global de longo prazo, aponta relatório de Davos | Exame