Trabalhar com aquilo que se gosta e ainda ajudar a formar um mundo melhor, alinhando desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Geralmente esse é o sonho de estudantes ou profissionais que escolhem a área de meio ambiente para atuar.
A gama de cursos que pode ter esse escopo de atuação é enorme: engenharia ambiental, gestão ambiental, biologia, engenharia química, técnico em meio ambiente e outros.
Quando eu entrei na faculdade de biologia, aos 17 anos de idade, meu sonho era trabalhar com a conservação de grandes animais ou áreas de proteção. Mas ao longo da graduação, percebi que minha maior aptidão era o mercado corporativo e assim, trabalhar em empresas para que impacto ambiental fosse reduzido e as conformidades legais fossem seguidas.
Por que vemos pouco profissionais de meio ambiente nas empresas?
Ao mesmo tempo que formamos muitos profissionais em cursos técnicos e superiores voltados à área ambiental, não vemos uma equivalência de funcionários e empresas com área de meio ambiente ou sustentabilidade atuante. Ao tocar no quesito ambiental, os gestores geralmente possuem a visão de cumprir obrigações legais e gastos para atender o licenciamento ambiental ou descarte de resíduos e tratamento de efluentes, mas nada além das obrigações legais.
Entretanto, investir no meio ambiente é diferencial competitivo e dá retorno financeiro paras as empresas. Segundo pesquisa realizada no Brasil, mais de 70% dos brasileiros está apto a comprar mais de empresas com produtos e serviços verdes. E aqui entra o profissional de meio ambiente para entender a demanda e traduzir em resultados.
A nova economia baseada em serviços ambientais, novas gerações que valorizam e buscam mais responsabilidade socioambiental das empresas e transparência com investidores e stakeholders são motivos mais que suficientes para olhar para o meio ambiente dentro das empresas.
Qual o perfil do profissional de meio ambiente?
Dentro de empresas, a área de atuação de profissionais ambientais é muito ampla, mas as principais tarefas e atividades desenvolvidas são:
- Licenciamento ambiental;
- Auditoria ambiental;
- Perícia ambiental;
- Reflorestamento;
- Sustentabilidade;
- Gerenciamento de resíduos sólidos;
- Tratamento de efluentes;
- Educação ambiental;
- Tratamento de áreas contaminadas.
Relacionar a prática com a teoria é o grande desafio dos profissionais. As principais características das atividades e profissões atuantes são:
- Relacionamento interpessoal: a área ambiental interage com vários setores dentro das empresas muitas vezes fora dela. O trabalho e informações são compartilhados entre áreas e órgãos públicos.
- Visão holística: a capacidade de entender todo o processo produtivo ou todos os cenários e diferentes serviços é muito importante, pois como há interação do início ao fim do ciclo produtivo, saber identificar os pontos mais críticos é característica relevante para o profissional.
- Capacidade técnica e responsabilidade: muitos dos conhecimentos são baseados em leis, decretos e demais legislações. A interpretação e o entendimento desse normativo técnico são atividades diárias em várias funções.
O maior resultado esperado do profissional de meio ambiente é a redução dos impactos ambientais provenientes dos produtos ou serviços oferecidos. Em um cenário recorrente de desastres ambientais, escassez de recursos naturais e exigências por parte de consumidores, um profissional capaz de lidar com impactos ambientais e promover a sustentabilidade se mostra cada vez mais importante para o futuro da humanidade.
Maicon Preuss