Loader
ambiente

Vazamento de petróleo e suas consequências ambientais

09 / 08 / 2019 Soluções

Quando falamos em poluição ambiental, o vazamento de petróleo é um dos tópicos mais polêmicos a serem abordados. Por sua natureza oleosa e de difícil contenção, o petróleo está entre os poluentes que mais causam impactos negativos no planeta. É por este motivo que é necessário entender como ocorrem esses vazamentos, de que forma podem ser administrados e quais as soluções existentes, buscando sempre diminuir qualquer tipo de consequência para o meio ambiente e para a comunidade em volta.

Mas como ocorre um vazamento de petróleo? Basicamente, quando escapa óleo de um navio petroleiro, de um oleoduto ou de uma plataforma de exploração. Nesse caso, se não ocorrerem ações imediatas, a retirada e limpeza do petróleo acaba sendo muito mais difícil. É por isso que o texto de hoje vai falar um pouco sobre como ocorre essa retirada, quais impactos podem causar e que soluções a Eco Response oferece para o problema. Acompanhe.

  • Primeiros passos: contenção e limpeza

No momento de um vazamento, o importante é a rapidez e a agilidade. Para que o impacto seja menor, é necessário agir de duas formas: cercando a mancha de óleo, evitando que o vazamento se espalhe, e iniciando a sua retirada, seja com recolhedores de óleo, materiais absorventes ou, ainda, dependendo do local, com o uso de dispersantes.

O problema é que somente esses cuidados não impedem que as consequências ambientais geradas com o vazamento atinjam o meio ambiente, necessitando de soluções ainda mais eficientes e personalizadas. É por isso que a Eco Response existe, para disponibilizar produtos que atendam a essas necessidades da forma mais segura, responsável e consciente.

  • Consequências ambientais de um vazamento

Por ser lançado diretamente no meio ambiente, o petróleo pode trazer consequências graves e muitas vezes duradouras. Quantidades muito grandes do composto formam grandes manchas de petróleo que se espalham rapidamente devido à força das correntes marítimas. Muitas vezes, quantidades absurdas do material continuam vazando por meses a fio, trazendo prejuízos incalculáveis ao meio ambiente.

Entre esses prejuízos, estão a morte de aves e diversos animais marinhos, como focas, tartarugas e leões marinhos. Além disso, quando o vazamento acontece, o petróleo fica na superfície da água, formando uma camada que impossibilita a penetração de raios solares, dificultando o processo de fotossíntese das algas. Em alguns casos, esse tipo de poluição pode até mesmo atingir praias, contaminando extensas faixas de areia e afetando até os próprios banhistas. Ou seja, a poluição sempre vai muito além do seu destino inicial.

  • Soluções eficientes para vazamentos

Para evitar que os impactos de um vazamento de petróleo sejam ainda maiores, a Eco Response disponibiliza soluções fabricadas especialmente para a absorção e contenção de óleos lubrificantes, combustíveis e derivados de petróleo. Além das soluções não absorverem a água, elas permitem o coprocessamento do produto, tornando-o reutilizável para outros fins.

A Eco Response conta também com diversos outros produtos pensados especialmente para diminuir os impactos negativos no meio ambiente e tornar a sua empresa cada vez mais responsável e parceira do planeta. Tudo sem abrir mão do custo-benefício e da economia. Encontre a solução ideal para sua empresa.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!