Loader
ambiente

Como tratar os resíduos industriais? Conheça os principais cuidados.

25 / 08 / 2021 Curiosidades

Cada brasileiro gera cerca de 400 kg de resíduos sólidos por ano, o que representa mais de 1 kg por dia. Embora longe do cenário ideal de tratamento de resíduos domésticos, é fácil listar os cuidados com os quais precisamos nos atentar: separação correta, armazenamento em local fechado, descarte separado de recicláveis e orgânicos, coleta seletiva, compostagem.

Mas e os resíduos industriais? Será que levam os mesmos cuidados e tratamentos?

Sim, as etapas de gerenciamento e tratamento do resíduo são muito similares: geração, segregação, armazenamento, transporte, tratamento e disposição final. Porém, as características desses resíduos exigem cuidados redobrados e procedimentos específicos para o correto tratamento e menor impacto ambiental possível.

 

Cada processo industrial gera resíduos com diferentes características físicas, químicas, biológicas, de reatividade, combustão e potencial de contaminação. Cada uma dessas características deve ser levada em conta em cada etapa até o fim do ciclo desse resíduo.

1. Segregação

O primeiro passo é conhecer corretamente os resíduos gerados em sua empresa. Saiba diferenciar cada tipo de sobra e em qual processo ele é produzido, para cada tipo de resíduo há diferentes formas de tratamento. Os resíduos são classificados de acordo com sua periculosidade. Conforme a NBR 10.004, os resíduos são divididos em 3 grupos:

  • Resíduos industriais de classe I (perigosos) – resíduos classificados como perigosos;
  • Resíduos industriais de classe II A (não inertes) – podem apresentar alguma característica como inflamabilidade, solubilidade em água;
  • Resíduos industriais de classe II B (inertes) – são os resíduos não perigosos.

2. Armazenamento

Muitos resíduos industriais necessitam de um espaço específico para seu armazenamento, não podem ser acondicionados juntamente de resíduos domésticos. Uma vez que o resíduo é armazenado em local isolado, ventilado e com piso impermeabilizado, também é necessário haver o controle de acesso.

Saber a quantidade de resíduos armazenados pode ser sinônimo de economia de dinheiro ou até mesmo de geração de receitas. Uma boa disposição pode otimizar custos com coleta e tratamento. Já resíduos inertes podem ser reaproveitados, reciclados ou mesmo vendidos.

3. Transporte

A fase de transporte é uma das mais importantes e uma das mais críticas, pois costuma ser realizada por terceiros. É crucial que todo e qualquer resíduo seja transportado apenas por empresas licenciadas nos órgãos ambientais e que os veículos sejam igualmente licenciados e em bom estado. Confira os documentos fundamentais no momento do transporte do resíduo industrial:

  • Licença ambiental da empresa transportar;
  • Manifesto de transporte de resíduos;
  • Ficha de emergência ambiental.

4. Tratamento e disposição final

Cada resíduo industrial exige um tratamento diferenciado, seja neutralização, logística reversa, encaminhamento para aterro de resíduos perigosos ou descontaminação. Cada tratamento é indicado para uma característica diferente.

Ao realizar o tratamento correto dos seus resíduos e encaminhar para disposição final, encerra-se o ciclo desse material. Alguns ainda podem ser reaproveitados, reciclados e ganhar uma nova vida!

 

O desenvolvimento sustentável é extremamente importante para o meio ambiente e para a sua empresa. Descartar os materiais industriais de maneira correta é ter responsabilidade ambiental!

 

https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/tratamento-de-residuos-e-efluentes-industriais-o-que-sua-empresa-precisa-saber

https://www.vgresiduos.com.br/blog/blogporque-e-importante-fazer-o-descarte-correto-dos-residuos-industriais/

https://www.vgresiduos.com.br/blog/6-medidas-para-a-reducao-da-geracao-de-residuos-na-sua-empresa/

https://blog.silcon.com.br/6-cuidados-que-sua-empresa-deve-ter-para-fazer-o-descarte-de-produtos-quimicos-de-forma-segura-e-legal/


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!