Loader
ambiente

Desastres ambientais da história e o que eles nos ensinaram

07 / 08 / 2019 Curiosidades

Quando falamos em desastres ambientais, muitos exemplos nos vêm à cabeça, inclusive no cenário nacional. Apenas recentemente, dois rompimentos de barragens ocorridos no Brasil, em Mariana e Brumadinho, trouxeram à tona a discussão sobre os limites da interferência humana, os impactos desses desastres ambientais para o meio ambiente e suas consequências na vida das pessoas afetadas.

De forma resumida, desastres ambientais consistem em todo e qualquer tipo de alteração significativa para o meio ambiente, podendo ser provocada por meio de uma ação humana ou por fenômenos de caráter natural. Porém, a maioria deles ainda ocorre por interferência do homem, sendo consequência de ações como poluição, destruição de áreas verdes, água contaminada por produtos químicos, entre outras coisas.

Acreditando que os processos devem ser seguros e responsáveis em todos os momentos, a Eco Response trabalha com o propósito de ofertar soluções para evitar esses desastres ambientais, impedindo assim também consequências danosas para a vida em sociedade e para o futuro do planeta.

Por isso, hoje reunimos 5 de alguns dos desastres ambientais significativos da história, para refletir sobre seus efeitos e a importância de assumir uma posição responsável quanto a esse assunto. Confira:

  • Vazamento radioativo pelo ar

Ocorrido em Goiânia, no Brasil, em 1987. Na ocasião, o dono de um ferro-velho encontrou 19 gramas de um pó branco com uma luz azulada dentro de um aparelho antigo de radioterapia. Por sua beleza, e acreditando ser algo precioso, ele mostrou para sua família e amigos. O problema é que a substância em questão era cloreto de césio, causando efeitos colaterais nos envolvidos como vômitos e tontura e, consequentemente, quatro mortes. Até hoje, cerca de 120 pessoas foram contaminadas e outras mil continuam a serem monitoradas.

  • Nuvem de radiação

Ocorrido em Kyshtym, na Rússia, durante o ano de 1957, quando o sistema de resfriamento de um dos reatores da usina nuclear de Mayak falhou, causando uma explosão e espalhando uma nuvem de radiação por aproximadamente 20 mil km². O problema foi que, por questões políticas, o governo da época acobertou o escândalo, evacuando a população em segredo e escondendo a gravidade do problema. Após isso, estima-se que mais de 8 mil pessoas tenham morrido vítimas de radiação, com vestígios de contaminação até hoje na região.

  • Óleo jogado no mar

O terceiro desastre aconteceu em Prince William Sound, nos EUA. Na ocasião, um petroleiro a bordo de um navio jogou ao mar 250 mil barris de óleo cru na costa do estado do Alasca. O ocorrido se deu logo após o capitão do navio ter abandonado seu posto por beber demais. O resultado foram 250 mil pássaros marinhos mortos, além de 22 orcas, 250 águias e bilhões de ovas de salmão. A empresa recebeu uma multa no valor de US$ 507 milhões, valor ainda menor do que os lucros que teve com a operação.

  • Chernobyl

O mais famoso desastre ambiental até o momento, ocorrido na Ucrânia, em Chernobyl. O pior acidente nuclear da história ocorreu após a explosão e uma série de erros cometidos por funcionários da usina de energia. O incêndio só pode ser controlado nove dias depois, quando a radiação já havia exigido a evacuação de mais de 45 mil pessoas, atingindo até mesmo outros países. Assim como em Kyshtym, o governo soviético tentou encobrir o problema, mas o estrago causado foi denunciado por pesquisadores na época, ao estranharem o aumento de radiação em sua área de trabalho. Diretamente, Chernobyl causou 31 mortes, mas a longo prazo, mais de 350 mil pessoas foram afetadas, milhares delas com doenças graves desenvolvidas após a exposição, incluindo câncer, e US$ 480 bilhões foram gastos para descontaminar a região.

  • Incêndio em Cubatão

Em 1984, um erro humano causou 700 mil litros de gasolina vazados de um oleoduto da Petrobras e iniciou um dos maiores incêndios no Brasil, ocorridos na favela Vila Socó, em Cubatão, município de São Paulo. Na época, estima-se que 500 pessoas perderam a vida, a maioria delas crianças. Apenas 86 corpos foram encontrados, tendo sido os outros completamente eliminados pelas chamas, que chegaram a atingir a temperatura de 1.000 °C.

Todos esses desastres ambientais podem servir de exemplo para entendermos que a interferência humana na natureza deve ser feita de forma responsável e segura, medindo as possíveis consequências e fazendo o melhor tanto para a empresa quanto para o planeta. Para conhecer as soluções ambientais que a Eco Response oferece para sua empresa, clique aqui e saiba mais sobre nossos produtos.


QUAL SOLUÇÃO AMBIENTAL
SUA EMPRESA ESTÁ PROCURANDO?

Ver todo o catálogo de produtos

Outros conteúdos

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo!